logo aero 10 anos portal
  • Home
  • Notícias
  • Aeronaves da Segunda Guerra colidem no ar em show aéreo

Aeronaves da Segunda Guerra colidem no ar em show aéreo

Foto: Imagem da Internet.

Em comemoração ao dia dos veteranos que acontece todos os anos nos Estados Unidos no dia 11/11, centenas de eventos ao redor do país acontecem para homenagear os veteranos de guerra. E não foi diferente neste final de semana em Dallas, no estado do Texas. Entre os dias 11, 12 e 13 acontecia o Wings Over Dallas.

Considerado por muitos o maior show aéreo da Segunda Guerra Mundial, o evento acontece anualmente no aeroporto executivo de Dallas, localizado próximo da rodovia Interestadual 20. Porém este ano, um acidente acabou com as comemorações. Duas aeronaves da Segunda Guerra, um Boeing B-17 Flying Fortress e um Bell P-63 Kingcobra colidiram no ar na tarde deste sábado (12/11).

As duas aeronaves se apresentavam junto com outras quando o Boeing B-17 Flying Fortress foi atingido por um Bell P-63 Kingcobra. Como haviam muitos expectadores, não demorou muito para as imagens começarem a aparecer nas redes sociais.

Fonte: Imagens de Internet.

As 13:25 horário local as duas aeronaves colidiram próximo ao aeroporto do evento. Não se tem a confirmação de quantas pessoas estavam a bordo das aeronaves e nem quantas vítimas esse trágico acidente fez.

A FAA (Agência que regulamenta a aviação americana) e o NTSB (Agência que investiga acidentes aéreos) darão sequencia nas investigações sobre o que levou o P-63 KingCobra a colidir com o Boeing B-17 Flying Fortress.

Fonte: Imagens de Internet

O Boeing B-17 é uma aeronave que teve muita utilidade durante o período da Segunda Guerra Mundial. Um bombardeiro pesado quadrimotor, produzido entre 1936 e 1945 com 12.731 unidades entregues. Conhecido como a fortaleza voadora, por conta da sua capacidade de defesa espalhada pela sua fuselagem, muito bem armadas com metralhadoras.

Capaz de carregar 3.600kg de bombas para missões de curto alcance, era considerado um dos bombardeiros de maior poder utilizados na Segunda Guerra Mundial. Durante o período da guerra estima-se que 4.735 unidades foram perdidas. Até o acidente de hoje, 7 unidades deste modelo ainda eram aeronavegaveis, ou seja, podiam voar normalmente.

A título de curiosidade o modelo número de série 44-85583, está em exposição estática na Base Aérea do Recife, em Pernambuco e o de número de série 44-83718 está no Museu Aeroespacial no Rio de Janeiro.

Foto: Boeing B-17E. (U.S. Air Force photo)

A outra aeronave envolvida um Bell P-63 Kingcobra, produzida entre 1943 e 1945 com um total de 3.303 unidades, também foi muito utilizada na Segunda Guerra Mundial. Só que o P-63 não foi aceito para uso em combate pelas Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos . No entanto, foi usado durante a Segunda Guerra Mundial pela Força Aérea Soviética

Esse modelo era uma aeronave de caça monoplace, monomotora e é uma evolução de outro caça já existente, o Sino P-39 AiraCobra.

Equipado com um motor Allison V-1710-117 V-12 com 1.800 HPs era capaz atingir uma velocidade máxima de 660 km/h.

Era equipado com 1 canhão M4 de 37 mm (1,5 pol) a frente do spinner e 4 × 0,50 pol (12,7 mm) metralhadoras M2 Browning (duas sincronizadas no nariz, duas nas asas) além de ser capaz de levar 680kg de bomba.

Foto: Doug Fisher

Postagem Aero

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mídias Sociais

últimas matérias

Mais Vistos

Veja também

Posts Relacionados

plugins premium WordPress